A Meu Ver!


Lobão: Sobre blog de Maria Bethânia

"Na edição desta quinta-feira (17/03/2011) do Jornal das Dez, o cineasta Andrucha Waddington, que vai dirigir por um ano os clipes diários do blog dedicado à poesia que Maria Bethânia deve manter na internet, defendeu o projeto e a decisão do Ministério da Cultura de autorizar o uso de Leis de Incentivo Fiscal no projeto. Ele criticou duramente a posição do cantor e compositor Lobão, que se disse contrário ao uso de dinheiro público em produções como a de Maria Bethânia.

E como manda a regra do bom jornalismo, o Jornal das Dez foi ouvir nesta sexta-feira (18/03/2011), Lobão, que rebateu os comentários de Andrucha:


Eu acho que é uma imoralidade, e se vem com esse recurso meio cínico de dizer que tá tudo certo judicialmente, às vezes o que é legal não é ético. Às vezes é muito reprovável, e nesse caso, o é. E acho que, com truculência... Eu venho ao longo desses meus 35 anos de carreira, ouvindo de réplicas e retruques e, tipo assim: "Drogado! Invejoso! Tá usando psicotrópicos! Presidiários! Cala a boca, idiota! Mal caráter!"..., e não é assim que se ganha uma discussão. É dinheiro público sim, porque o imposto no Brasil custa 40% que a gente paga de taxas de impostos escorchantes, pr'um serviço público péssimo, e esse dinheiro é interceptado na fonte, é colocado, e aí o Ministério da Cultura vira um filtro, uma banca de negócios, pra mesma corriola.
Eu quero deixar pra todo mundo saber que eu continuo com a mesma posição. Não houve nenhuma precipitação da minha parte; eu procurei saber. Eu acho que um blog por um milhão e 300..., que foi pleiteado por um milhão e 600, um absurdo. Todo mundo faria de graça. A tecnologia de hoje permite isso; isso é um descabimento; isso é uma fronta!
Nós estamos numa crise artística excepcional, onde a MPB se prevalece do poder público pra artificializar sua vida, enquanto que as rádios artificializam o sucesso através do jabá. Então, a gente tá vivendo um momento muito crítico. Agora, meu querido Andrucha, se você quiser, eu faço de graça tudo o que você fizer. Agora, o carma vai ser muito sério. O Brasl não lhe pertence. Nem a nenhum de vocês.


Lobão teve o mesmo tempo que Andrucha Waddington para emitir sua opinião a respeito desse assunto."


Transcrição da reportagem do Jornal das Dez, exibido na Globonews em 18/03/2011.

Tirado desse blog.


Melhor visualizado em 1024 x 768 - Counter: Site Meter